O Ministério da Saúde confirmou na noite de terça-feira (11) que, além das gestantes, a aplicação do imunizante Oxford/AstraZeneca/Fiocruz está suspensa também para as puérperas (mulheres que estão no período pós-parto).
Já a Coronavac está autorizada para ambos os grupos, desde que tenham comorbidades. Segundo o ministério, aquelas que não apresentarem condições de saúde enquadradas nesta categoria não deverão ser imunizadas.
Em Muriaé, a vacinação contra covid-19 para gestantes e puérperas com comorbidades havia começado na segunda-feira – em ambos os casos, com Oxford/AstraZeneca/Fiocruz. Apenas três mulheres chegaram a ser imunizadas, todas elas grávidas.
O primeiro grupo foi interrompido já na terça, após a recomendação da Anvisa, e nesta quarta as mulheres no período pós-parto também foram incluídas na suspensão.
A imunização para estas categorias será retomada quando houver novamente a disponibilidade de Coronavac para aplicação de primeira dose – no momento, todas as unidades deste imunizante estão sendo direcionadas para segunda dose junto aos idosos