DestaquesMais RecenteMuriaéNegóciosNotícias

Câmara de Muriaé realiza outorga das Comendas Bernadete Carneiro Garcia a 17 mulheres

Foi realizado na noite de 30 de março no Anfiteatro do Memorial da Fundação Cristiano Varella a outorga das Comendas Bernadete Carneiro Garcia a 17 mulheres selecionadas entre os vereadores e prefeito de Muriaé. A solenidade contou com a presença de familiares de Bernadete Caneiro Garcia, que dá nome comenda, em especial, de sua irmã Vera Restom que ocupou acento na mesa diretora e discursou em nome da família. Além de Vera, fizeram uso da palavra a vereadora Drª Miriam Facchini, autora do projeto que deu origem a Lei Municipal Nº 5.386, de 2017, que regulamenta esta honraria, o prefeito Dr. Marcos Guarino e o presidente da Câmara, Dr. Gerson Varella Neto.Esta solenidade encerra oficialmente as comemorações do Mês da Mulher no Legislativo Municipal. A comenda recebeu o nome de Bernadete Carneiro Garcia por ela ter sido a primeira mulher eleita vereadora em Muriaé (1973 a 1976). Além disso, Bernadete foi uma mulher de grande destaque no município, tendo sido uma das fundadoras da primeira escola ginasial gratuita (1958) e Secretária Geral do Projeto Pró-Moradia ao qual se dedicou por muitos anos. A cerimônia contou ainda com a participação especial da Banda Marcial Bernadete Carneiro Garcia que realizou o encerramento da solenidade.

Vera Restom que ocupou acento na mesa diretora e discursou em nome da família.
Presidente da Câmara de Muriaé Gerson Varella Neto, agradeceu a presença de Vera Restom na entrega das Comendas Bernadete Carneiro Garcia a 17 mulheres em Muriaé
Bernadete foi uma mulher de grande destaque no município, tendo sido uma das fundadoras da primeira escola ginasial gratuita (1958) e Secretária Geral do Projeto Pró-Moradia ao qual se dedicou por muitos anos
Banda Bernadete Carneiro

A irmã de Bernadete Carneiro, Vera Restom foi apresentada durante o evento ao prefeito de Muriaé, Marcos Guarino, e às autoridades presente no momento e disse em seu discurso um pouco da trajetória de sua irmã Bernate Carneiro. “Bernadete chegou na nossa família no dia de Natal de 1933, como se fosse um presente de Papai Noel.
Chegou cheia de alegria e entusiasmo para alegrar a todos nós e foi sempre minha fiel escudeira.
Foi uma filha maravilhosa, cuidando com todo carinho de nossos pais até a morte, uma irmã e tia exemplar e nosso porto seguro. Sempre preocupada com o bem-estar social e consciente de sua responsabilidade com o próximo.
Hoje, visitando o Bairro Padre Tiago, tive a alegria de ver como [a região] cresceu em tamanho e prosperidade. Fiquei emocionada vendo o progresso e prosperidade no tamanho das casas.
Tive sorte de ver esse bairro nascer sob meus olhos. Lembro do Padre Tiago com mapas na mão, explicando como seria o bairro.
De todas as coisas belas que já vi pelo mundo afora, essa foi a bela coisa que vi: um sonho de amor ao próximo se tornar realidade graças à persistência do Padre Tiago e deste grupo idealista que o seguiu.
Agradeço sempre a Deus de tê-los conhecido. Bernadete me deixou esta herança.
Hoje, visitando o grupo escolar do bairro, fiquei maravilhada! Cheguei, por coincidência, na hora de um teatrinho em que as professoras faziam uma representação para conscientização para a inclusão de todos. As próprias professoras eram as artistas da peça, e as crianças acompanhavam cantando e eram acompanhadas por instrumentos tocados pelas professoras. Foi lindo! Surpreendente! Trabalhei 30 anos em escolas públicas no Rio de Janeiro e jamais vi coisa igual. A escola é de primeiro mundo, a interação entre alunos e professores é surpreendente. Pensei só comigo, o Padre Tiago deixou seguidores!
Quero parabenizar a prefeitura pela obra feita na escola, no prédio onde funciona o grupo, pelo sistema moderno de refrigeração das salas e pela manutenção que estava lá quando cheguei. A prefeitura de Muriaé está de parabéns!
Quero agradecer em nome de minha família e em meu nome por esta homenagem à Bernadete, parabenizando também todas as mulheres fortes e corajosas que recebem hoje esta comenda.
Agradeço também à Vereadora Dra. Miriam Fachini, autora do projeto que deu origem à Lei Municipal.
Termino agradecendo a Deus pela vida de minha irmã e por ter amigos que ela me deixou de herança.” disse

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: O conteúdo desse site detém direitos autorais - Para cópia ou reprodução entre em contato com o administrador: (32) 9 8844-1675