MuriaéNotícias

Prefeitura celebra Setembro Amarelo para conscientizar muriaeenses e prevenir suicídios

 

Palestras irão esclarecer sobre sintomas da depressão, buscando maior apoio emocional da família e amigos para pacientes psiquiátricos

 

Muriaé vai celebrar o Setembro Amarelo esta semana. A data foi estabelecida para conscientizar a população e auxiliar na prevenção de suicídios. A Prefeitura realizará dois eventos para a conscientização dos pacientes que estão em tratamento nas instituições públicas municipais. As palestras e análises terão a finalidade de esclarecer as pessoas sobre os sintomas da depressão e indícios de suicídio, buscando maior apoio dos familiares e amigos para os pacientes psiquiátricos.

 

O Setembro Amarelo será celebrado pelo Centro de Apoio Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD II) na terça-feira (19), na Pracinha do bairro São Francisco, onde os pacientes estarão reunidos para uma palestra do psicólogo, Neander Matias. No dia seguinte, próxima quarta (20), o CAPS I reunirá todas as famílias que têm pessoas realizando tratamentos no CAIC, bairro Encoberta, para se reunirem na quadra, a fim de assistir o posicionamento da psicóloga, Monique da Cunha, sobre o assunto.

 

Assunto complexo perante a sociedade, o suicídio, que espelha fatores biológicos, genéticos, psicológicos, sociais e culturais, tem sido estudado e analisado, nos últimos quatro anos, por especialistas em psicologia. “A vergonha, o desconhecimento e o desinteresse das vítimas e de seus familiares e amigos em tratar o problema são questões que precisam ser trabalhadas” disse a coordenadora da Saúde Mental, Cintia Múglia. Já o secretário de Saúde de Muriaé, o médico Paulo César Oliveira, ressalta que o diálogo e importante. “Muitas vezes, o paciente psiquiátrico, ou mesmo alguém em forte depressão, escolhe um amigo para se abrir. Neste caso, a pessoa deve ouvir o desabafo, pois, no interior do paciente depressivo, existem muitas lacunas”, ressaltou o secretário.

 

Campanha exalta necessidade de atenção com pacientes psiquiátricos

 

A campanha de prevenção ao suicídio chegou ao Brasil em 2014. Segundo psiquiatras, uma boa conversa não substitui o tratamento médico, mas pode ajudar a pessoa que está em uma situação complicada. “Devemos escutar os nossos conhecidos, amigos e familiares, com um olhar cauteloso. Nunca sabemos por completo o que está havendo no interior de cada ser humano. É necessário ter prudência diante da dor do outro, sem julgamentos ou críticas. Se doando e recebendo com paciência a voz interior do nosso próximo, podemos colaborar para uma cidade mais solidária, construindo um caminho de mais afeto e atenção para com nossos irmãos”, disse o prefeito Grego.

 

 

 

 

SETEMBRO AMARELO – PALESTRAS EM PREVENÇÂO AO SUÌCIDIO

 

Dias: 19 e 20 de setembro

Hora: 8 horas (terça-feira e quarta-feira. Em ambos os dias no mesmo horário)

 

Local: 1º dia (terça-feira) – Praça do bairro São Francisco

2º dia (quarta-feira) no CAIC – bairro Encoberta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: O conteúdo desse site detém direitos autorais - Para cópia ou reprodução entre em contato com o administrador: (32) 9 8844-1675